2.5.11

Workshop Caderno de Recortes_Passarinho à Janela na Maçã Riscada



Prometido é devido, e aqui estou, depois do workshop na Maçã para deixar algumas impressões e retratos. (passem por também que há mais registos ;)
Foi uma tarde maravilhosa, apesar das chuvas mil de Abril, que resolveram fazer jus ao ditado no ultimo dia do mês. Mas dentro da Maçã Riscada houve muito sol, alegria e criatividade.
Juntou-se um grupo super simpático de Eduardinhas mãos de tesoura :D e nasceram, num tempo que passou a correr, uma nova série de recortes que me fez sorrir o rosto e a alma.
No fim, um dos meus objectivos mais queridos concretizou-se, o de que cada formanda levasse para casa um objecto finalizado, que fosse seu, e mesmo neste espírito de exercício, que fosse único e especial para cada uma.
O tema era a maternidade e eu levei 3 modelos dentro do esquema passarinho à Janela, que podiam ser escolhidos e ajustados por cada formanda. Um dos modelos foi escolhido por 5 das 7 meninas mas mesmo assim nenhum resultado é igual, e eu fiquei muito feliz com essa concretização.
Dentro dos objectivos estava o reproduzir o ambiente Caderno de Recortes, e até o caos de papéis e ferramentas que é habitualmente o meu pequeno atelier foi conseguido, desculpa Patrícia :P
A todas um enorme obrigada, à Ana, Carla, Mónica, Patrícia, Raquel, Sandra e Sónia por me acompanharem nesta estreia, por entrarem comigo nesta aventura e pela tarde maravilhosa que passámos rodeadas de papéis, tesouras e colas, mas sobretudo de muita imaginação.

Em baixo fotos, não as ideais, mas foram as possíveis para registar cada recorte. Fica a faltar só o da Mónica Pereira (espero entretanto que ela envie, fica aqui o apelo =))
É uma série especial que começou aqui e quem sabe, poderá ter continuidade ;)
Nomeados e assinados pelas autoras, numerados pela formadora:

Passarinho à Janela ws #2 Tia 
de Sónia Praça

Doce, colorido e fresquinho como a autora, uma excelente sintonia de cores e formas. Mas da Sónia só podia ser :) E o tronco às riscas :D, também adoro riscas!
E de tia para tia: ...das tias é um amor gigante que também merece dias especiais ;)



Passarinho à Janela ws #3 Mamã
de Raquel Penteado

A Raquel foi a única formanda que escolheu este modelo, imaginem porquê... é um género de auto-retrato, já que a Raquel está à espera de um bebé, e tem uma barriguinha que é uma inspiração.
Ficou maravilhoso, gosto de tudo, também porque há uma coincidência com cores que são da minha eleição, mas sobretudo porque é um recorte muito feliz que combina na perfeição com os objectivos propostos.

Passarinho à Janela ws #4  Príncipe
de Patrícia Lima

A doçura das doçuras este recorte, mais uma vez, só podia ser assim vindo de quem vem. Um príncipe com coroa e tudo :D.
Um recorte de uma mãe, dedicado ao seu filho, em legenda pode ler-se "amo-te meu pequeno príncipe josé", e não são precisas mais palavras :)


 Passarinho à Janela ws #5 Pure Love
de Ana Miguel

Que lindo que ficou! Um floral tão delicado.
E a Ana ainda lhe acrescentou dois amigos que sobrevoam a cena. Vieram assistir a ternura feita em papel.
Na cena as asas tocam-se, e este puro Amor acontece! E o nome diz tudo sobre o recorte!

 Passarinho à Janela ws #6 Carla
de Carla Freire

A Carla trouxe uma história especial para contar no recorte. Três selos colados num pedacinho de envelope. Mas não eram uns quaisquer selos... eram selos que em tempos viajaram entre Portugal e Angola para transportar palavras de amor entre a mãe e o pai da Carla. A ilustração dos selos representa ainda a província do Malanje, local onde a Carla nasceu. E assim fizemos destes selos asas. A mãe, a maternidade e o amor que lhe deu forma, contados em papel. Perfeito, não acham?!
Era mesmo esta a ideia... cada recorte, uma peça especial e única! E é mesmo


Passarinho à Janela ws #7 Nós
de Sandra Rebelo

A Sandra é uma aventureira e uma cabeça fervilhante de ideias, uma criativa portanto, e não quis deixar de contar no seu amor de filha, o amor de avó da sua mãe, e acrescentou ao retrato os seus dois filhos.
Cada pedacinho de papel, mesmo o mais pequenino encerrava uma pequena ou maior razão de ser... e eu escrevia agora uma redacção cheia de sorrisos a partir desta ilustração que a Sandra recortou. Mas deixo para cada um que passa, escrever a sua.
Ficou lindo Sandra :)*

3 comentários:

  1. Foi uma tarde espectacular!!!
    Adorei a experiência, Célia!

    ResponderEliminar
  2. Adorei o workshop e estou apaixonada pela minha janela :)
    Obrigada Célia, fico à espera de mais (espero que o meu pimpolho permita...)
    Bjinho Raquel

    ResponderEliminar
  3. Obrigada meninas eu também gostei imenso e também fiquei apaixonada pelas vossas janelas :)*

    ResponderEliminar

recortes