8.12.12

Caderno de Recortes - 2.º aniversario...


Hoje o caderno de recortes faz dois anos!
A tesoura parou e tem estado parada neste 2º ano.
Mas parece-me importante, ainda assim, assinalar o dia em que tudo começou, até porque é uma aventura  interrompida é certo, mas a decisão de dizer The End não se escreveu, definida e definitivamente nos meus planos.
Houve dias em que essas palavras se esboçaram e ficaram à espera de tinta, e quando deixamos passar tanto tempo para recomeçar, seja o que for, fica esta sensação, esta dúvida, de que deixámos de ser capazes... Mas um bocadinho à semelhança do - é como andar de bicicleta, espero que o caminho se torne a fazer, aliás prossiga.
Mas estacionar foi incontornável.
Apesar de faltar ainda alguma coisa para um recomeço efectivo, esse tal esboço têm-se desvanecido e acredito que já faltou mais para ter este caderno activo com uma perspectiva amadurecida mas sempre perto daquilo que o originou, a amor pelos papéis, pela ilustração  em papel, pelo papercutting.

Até hoje e entre os muitos trabalhos que realizei e os alguns que ficaram por fazer, conto as palavras de apoio, de reconhecimento, a força para continuar... quando este era um trabalho a decorrer, normalmente!
Já tinha particularidades que tocavam o interruptor dos afectos de quem os pedia, mas mais tarde, perante algumas razões que me levaram a fazer esta paragem vieram palavras ainda maiores, de apoio e de força mas com um significado muito especial.
E palavras como - eu espero por ti!... são tão fortes, ou mais, que algumas terapias intensas que nos são prescritas para corrigir uma doença.
Há tantas pessoas a quem tenho tanto que agradecer....
Agradeço a Deus estar cá, e terei tempo para fazer esse agradecimento da forma melhor que encontrar. É um voto!

Mais uma vez deixo um imenso pedido de desculpas a todos os que não consegui responder positivamente durante este período, até àqueles que nem terei respondido em dias mais nebulosos, àqueles a quem considero estar em falta, mas ainda assim têm uma palavra de compreensão e ânimo fortíssimos, que transcendem esta coisa que é a simples encomenda de um trabalho, por isso, mais que as  desculpas, fica um imenso obrigada.
Nunca foi fria esta relação mas nestes diálogos passámos a um nível que foi e tem sido para mim de um enorme conforto, apesar de me deixar este sentimentozinho de culpa de não ter vencido, ainda, esta estranha "zanga" com a minha tesoura.

Gostava de ter hoje um recorte que ilustrasse esta paragem, algumas razões, algumas explicações, prometi que o iria fazer, terei de cumprir, e só aí falarei mais longamente sobre estas coisas simples e complicadas, tudo ao mesmo tempo, que nos trancam e mobilizam as ideias e as emoções, tudo ao mesmo tempo também. E sobretudo ilustrar a esperança que sobrevive, sempre, às batalhas!

Mas hoje, e para celebrar este aniversário deixo o trabalho que vem quebrar esta regra que tem mantido o caderno fechado.

Há pouco tempo, consegui fazer umas tréguas e nasceu um recorte, o primeiro depois de muitos meses sem praticamente tocar nos papéis. O desafio proposto pela Inapa em conjunto com a ArjoWiggins, era a de com alguns papéis desta referência criar um objecto interessante em papel.
Apresento-vos na sequência Lady Arjo Wiggins, uma senhora feita de papel, é a menina redonda #40, deixo-a sem grandes histórias. Plácida, clara, com asas (?) nos pés, é a minha versão de um Outono luminoso.
Deixo algumas imagens, talvez inspirem um poema, uma história, uma parábola! Espero que provoquem, pelo menos, um bom sorriso.

O início do ano será a meta para um recomeço, até lá muito obrigada por visitarem este lugar e por seguirem esta aventura adormecida que começa agora a piscar o olho às luzes ;)
Podem entretanto visitar-me também, num caderno aqui ao lado - caderno de pintar!
Voltem sempre!*







Menina Redonda #40
50 x 50 cm


4 comentários:

  1. Parabéns ao Caderno de Recortes e a ti, claro!!!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Parabéns!! Esperamos mais recortes lindos como estes.
    bjo

    ResponderEliminar
  3. O tempo, é sempre necessário, eu também cá te espero a seu tempo! Lindissimo recorte. Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Mila Furtado, Lagosdomingo, dezembro 30, 2012

    Parabéns! Gostei muito de visitar esta menina redonda #40, e para o Caderno de Recortes, e claro para a Célia os meus parabéns! O Vosso trabalho passa também pela felicidade de quem admira e gosta do que está no papel destes maravilhosos recortes!Obrigada! Bem Hajam! Bjs

    ResponderEliminar

recortes