{Projecto}

O que é?
O Caderno de Recortes é mais um caderno que edito. O primeiro, Caderno de Pintar, é o espaço de registo do meu trabalho enquanto ilustradora!
O Caderno de Recortes é um sítio online onde exponho e vendo os meus trabalhos.

O que são os Recortes?
Os Recortes são ilustrações passadas à colagem, é um patchwork em papel.
Existem várias denominações: papercut, scrapbooking, scrap paper...
Eu chamo-lhe Recortes, e são um mixmedia, porque também acrescento à colagem, que é a técnica principal, o desenho e outros materiais além do papel.
Os Recortes são essencialmente papéis bonitos, coloridos, texturados, que são recortados, (des)arrumados e colados dando lugar a novos padrões, cenários e personagens.
Para mim é também um processo de minúcia e delícia que tem a pretensão (boa!) de provocar em quem os adquire um sorriso tão especial como cada Recorte.
Os Recortes têm sempre como ponto de partida e referência as ilustrações e esboços que estão registadas algures no meu caderno de pintar. Um caso flagrante são as minhas meninas redondas que desenho desde 2003, e que agora transferi para o Recorte.
Outros Recortes nascem da experimentação e brincadeira com as formas que vão saindo do fio da minha tesoura
Todos os Recortes são peças originais, únicas e irrepetíveis.
Existem temas que se multiplicam mas as peças não se repetem, o carácter do handmade, os detalhes que diferenciam cada Recorte e os materiais utilizados fazem com que cada peça seja especial.

Materiais utilizados
Como já referi, o material de eleição neste projecto é o papel. Papéis bonitos são as palavras que melhor os definem.
Utilizo fine papers, good papers, papéis reutilizados de inúmeras aventuras no desenho, na escrita e em tantas outras, alguns herdados de amigos generosos que também coleccionam este material.
(Se tiverem alguns desperdícios deste material que não queiram mais... eu gosto de reciclar ;))
Utilizo também papéis de edição limitada, conhecidos como papéis para scrapbooking, são papéis padronizados, e entre os que utilizo mais frequentemente destaco os da {my mind's eyes}, sempre muito especiais.
Além do papel acrescento aos Recortes outros materais que gosto de chamar de convidados especiais, que chegam para abrilhantar esta festa. Linhas, fios, contas, massa de moldar e o que mais a inspiração for acrescentando!

Objectivos
Partilhar o meu trabalho e universo criativo, as minhas inspirações e o resultado delas!
Que o meu trabalho possa transmitir, a quem o vê e adquire, todo o afecto que coloco em cada Recorte!