30.11.11

Workshop Passarinho à Janela na APSS


Dia 26 de Novembro, no passado sábado, fui até Setúbal realizar um workshop na APSS, Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra. A convite da querida Maria João Bacalhau e organizado pela casa de pessoal deste organismo.

Posso dizer que fui muitíssimo bem recebida e que foi uma tarde muito agradável, e apesar do número elevado de alunos (o que querendo dar a melhor atenção a cada um é sempre difícil de gerir)  e do tempo que passou a correr, conseguimos um feito notável: fazer nascer 11 novos recortes à janela! E dentro das condicionantes que enumerei os resultados foram surpreendentes.

As fotografias não ficaram nada geniais mas são um registo importante daquilo que fizemos neste encontro, para cada, um pequeno texto que cada um inspirou e um titulo que tomei a liberdade de atribuir.
Mais uma vez um muito obrigada a todos: Adelaide, Ana, Bárbara, Eunice, Isabel, Lino, Maria João, Patrícia, Rita, Vânia e Vera, obrigada e parabéns pelo trabalho.

Passarinho à Janela #13 Canção feliz
de Eunice Sopa

A Eunice fez este recorte com a ajuda da filhota e conseguiu em pouquíssimo tempo e confesso que com praticamente nenhuma ajuda, este recorte fresco e cheio de ternura, um passarinho alegre e amoroso que canta num ramo uma canção preferida dos meninos e meninas que habitam a pequena vila que ele sobrevoa todas as tardes!


 Passarinho à Janela #14 Um dia na quinta
deVânia Mendes

A Vânia fez este recorte para o filhote, e ficou delicioso, gosto de cada pormenor, e de toda a harmonia colorida que o caracteriza. E digam lá se não ficou genial a ovelha a espreitar na janela redonda ali em cima!?
Não me esqueço da Vânia a dizer durante o workshop que sentia a cabeça a ser invadida por mil ideias quando estava a recortar. Que grande sorriso, é mesmo isso! Um género de ginástica criativa que torna a massa cinzenta mais colorida ;)


Passarinho à Janela #15 Live Love Laugh
de Patrícia Ferreira

É uma ave romântica mas com lemas de vida assertivos, viver amar e rir, nada mais positivo e é assim que tem de ser. Aqui este passarinho pousa e vive sereno no seu ramo preferido, e seu ar sonhador denuncia que está apaixonada, talvez quem sabe (?!), daqui nada quando levantar voo e encontrar o seu bando vão ouvir-se belas gargalhadas.
Ficou super harmonioso e suave Patrícia :), parabéns!


Passarinho à Janela #16 Família
de Maria João Bacalhau

Um retrato de família perfeito.
Eu gosto imenso da paleta de cores que a Maria João usou, e cada detalhe e escolha é especial e super bem conseguido. Este passarinho traz este recado que eu gostei de ouvir e ver. Um recorte feliz sobre uma família feliz :) Muito bom :)!

Passarinho à Janela #17 No campo
de Lino Dias

O Lino foi o meu primeiro formando no meio de muitas meninas que tenho recebido até hoje nestes workshops e só por isso o seu recorte é especial. Mas olhando para ele vejo aquela paisagem de campo que o Lino queria transmitir e acho que conseguiu, até o papel que escolheu para o passarinho faz lembrar moinhos de vento, e além do passarinho recortado arranjou estas duas convidadas especiais que nos observam curiosas oLO,! Parabéns Lino.


Passarinho à Janela #18 Miss Paisley
de Ana Garcez

Paisley de cornucópia, um dos motivos que a Ana escolheu para carimbar o suporte do seu recorte e que é também padrão no papel de fundo. Penso que tem também imenso significado este recorte pela forma como a Ana deu importância a cada detalhe.
Está cheio de delicadezas e ternuras e  eu gosto mesmo muito do resultado, parabéns Ana.


Passarinho à Janela #19 Coração de Ouro
de Maria Adelaide

Estou certa que a Maria Adelaide é uma mãe com coração de ouro, e a pequenina e delicada peça que trouxe para introduzir no recorte é sinal disso.
Ficou também muito bonita aquela nuvem que parece um balão de pensamento, cheio,  provavelmente, de palavras de alegria.  E as borboletas a compor  o recorte, adorei :). Os passarinhos em voo perfeitissimos! Ou seja nota vinte Adelaide, gosto muito!

Passarinho à Janela #20 Bárbara
de Bárbara Maximino

Dou a este recorte o nome da autora porque acho que é mesmo um auto-retrato. Alegre, divertido, cheio de cor. Posso dizer que o acho mesmo doce e delicioso como um cupcake ou um lollipop :). tenho uma imensa pena de não ter uma fotografia melhor, menos desfocada , para mostrar  melhor os detalhes, é que são muitos e muito giros como aquele passarinho guloso ali em cima à direita :) Parabéns Bárbara, é mesmo um recorte  muito feliz!


Passarinho à Janela #21  Um passeio na floresta
de Rita Maximino

Mais um recorte com alguns dos meus papéis e cores favoritos. Ficou uma ternura este abraço e este passarinho que lhe sai do colo, é um género de: - no meio da floresta um passarinho anuncia uma Primavera quase a despontar, e quase que se ouve o vento nas folhas e os passarinhos a chilrear. Não tenho a culpa de ter esta imaginação fértil mas que fazer, este recorte também a fez despertar :).
Parabéns Rita!


Passarinho à Janela #22 G&M
de Vera Ferreira

Este recorte tem uma particularidade engraçada, porque foi alterado a partir da escolha do fundo, a Vera escolheu o papel com a frente de casa e isso fez-nos rever as escalas e a composição e assim nasceram dois passarinhos (irmãos) pousados e felizes num ramo de árvore, provavelmente do jardim lá de casa. Foi um desafio divertido e acho que o resultado fico super simpático, eu cá gosto muito! O G e a M são os filhos da Vera e espero que eles também tenham gostado tanto como nós!


Passarinho à Janela #15 Senhorita
de Isabel Nobre

Ficou ou não com ar de coquete senhorita mademoiselle vestida de chita riscada :)? Acho que ficou perfeito este passarinho e gosto especialmente daquele outro passarinho flor que espreita no canto do recorte, uma subtileza em papel!
No fim falamos que talvez lhe falta mais algum elemento, mas olhando para ele acho que não precisa de mais nada para nos causar um bom sorriso. Ficou muito bonito Isabel!

*

Como já mencionei no post anterior, os workshops vão parar por algum tempo, mas não será demais acrescentar, mais uma vez, um grande obrigada a todos os que se juntaram e fizeram esta família de recortes crescer!





2 comentários:

  1. Olá Célia,

    Muito, muito OBRIGADO pelas gentis palavras! Nós é que agradecemos o tempo divertido e motivador que passámos. As ideias rebolaram numa mesa cheia de papeis, sonhos, botões e cores...depois foi só agarrar nas mãos e dar asas ao que imaginámos sempre com muito carinho e cuidado! A atenção a cada pormenor foi uma delicia. Obrigado Célia por nos acompanhar nesta aventura MARAVILHOSA!

    Beijinhos e até breve ;)

    ResponderEliminar
  2. Acabei de conhecer o seu trabalho e já amei! Muito lindo!
    Principalmente estes passarinhos!
    Parabéns!

    ResponderEliminar

recortes